Notícias

ESCOLA ANANDA

 

 

Félix Sampaio tem participação no projeto N.E.I.A. – Núcleo de Educação Inclusiva da Escola Ananda e Centro de Estudos com a coordenação de Larissa Torres. As atividades artísticas nas escolas onde envolve os alunos, propicia o desenvolvimento tanto no interesse artístico como amplia sua sensibilidade e percepção no imaginário, dando ênfase ao apreciar e refletir sobre seus valores individuais e coletivos.

 

Esse projeto contribui para o crescimento, dando autonomia na criação e recriação onde podem ser usados diversos tipos de matéria prima. Nessa atividade, Félix usou a técnica da modelagem em argila, por ser um material que atende a todas as idades, e por ser bastante atrativo as crianças, dando asas a imaginação.

 

 

ESCOLA ANANDA 2  ESCOLA ANANDA3

 

“Fiquei emocionado com a sensibilidade dessas crianças, vi alunos que tinha sua atenção totalmente voltada para a atividade, seus olhos brilhavam, faziam suas esculturas e levavam para que eu visse, como se estivessem passando para mim seu momento especial e sua capacidade realizadora”. Félix Sampaio

Essas iniciativas são de fundamental importância para despertar o momento de executar, onde os alunos vivenciam e dão total atenção as atividades.

foto-25

Felix_Sampaio

Félix Sampaio teve sua obra exposta na Feira Internacional no "Carrousel du Louvre" em Paris, com a curadoria de Geni Settanni, que representou artistas Brasileiros, Portugueses, Espanhóis, Franceses, Italianos e Americanos (USA). A Feira de Arte Contemporânea no "Carrousel du Louvre" é um dos eventos de arte mais importantes do calendário europeu.

 

artista

 

Recentemente Félix foi convidado pelo Comitê Austin Lima Sister Cities Committee a participar do intercâmbio cultural e exposição de arte Art Across the Americas no Lee Benson Latin Nettie Colecção Americanos da Universidade do Texas em Austin. Nesta exposição apresentou uma tela da sua série mais recente, tendo sido premiado em 1º lugar. Em sua nova série de pinturas, o artista mostra sua arte em forma de apelo pela conservação e respeito à natureza.

 

amazonia01

Félix Sampaio foi convidado pela Waylight - Eventos Culturais Ltda através da Curadora e Professora Geni Settanni, a participar de uma turnê, passando por Londres e Portugal em 2010, e Nova York, Londres e Roma em 2011.

Sua participação expondo telas da nova série “O Olho do Mundo na Amazônia” (técnica mista), foi e está sendo bastante proveitosa, pois revela um interesse muito grande dos visitantes pelas telas.  

Nessa “Série” composta por 20 telas, Félix revela que qualquer tipo de ação será somada diante da insensibilidade de muitos, cabe a cada um de nós, desempenhar- mos o papel de “propagandista” da luta por um ar mais puro, por um planeta mais limpo, por uma vida mais saudável e pela preservação das espécies. A floresta se modifica significativamente e as conseqüências do fogo para as vidas existentes, são devastadoras. Nós que somos humanos temos a obrigação de preservar, de alertar, e por que não mostrar com pinturas um apelo no olhar de um animal pedindo socorro diante da chama que chega para dar fim a sua existência. Essas telas indicam uma nova relação homem/natureza, onde o artista mostra seu apelo para o estrago que um simples palito de fósforo pode causar com sua chama.

 
Félix Sampaio, buscando mostrar de uma forma diferente a nossa capoeira, que hoje é patrimônio cultural nacional, criou a série “Farpas da Senzala”.
Telas com técnica mista, mostrando a capoeira, prática que venceu as barreiras dos senhores e rompeu as cercas das senzalas.

 

Com esta série, Félix participou da exposição coletiva em homenagem a Antonio Bispo (in memorian) Brésil Tropical, na galeria Artitude em Paris com vernissage de 20 á 26 de Setembro de 2008 ce site. Uma mostra de artistas brasileiros organizada por Fátima Chaves.

 

 

 

Salvador, Bahia | Brasil.
Rua Leste 03, Quadra L28.2, Lote 03, Parque São Cristóvão.
71 3377-0354  |  8794-0354  |  8794-0356.